25 curiosidades sobre Londres que você precisa saber

25 curiosidades sobre Londres que você precisa saber

Você tem mais que mil e um motivos para conhecer Londres, quantas vezes você quiser e puder.  A capital da Inglaterra é uma das mais vibrantes e históricas do planeta, com atrações pro dia e pra noite, em seus bairros descolados, do centro à periferia.

Você sabia que em Londres acontecem mais de 17.000 shows por ano? E que lá estão espalhadas mais de 857 galerias de arte e 395 bibliotecas?

Ao visitar a capital inglesa, saiba que ela é uma união de duas cidades, e que só entra na casa da Rainha nos meses de agosto e setembro.

Pra você se encantar ainda mais com a cidade de Londres, preparamos 25 curiosidades bem legais, confira abaixo.

#1 Your Majesty

Você saberia o que fazer pra saudar a rainha caso a encontrasse nas ruas londrinas? Ao ser apresentado à ela, você deve dirigir-lhe um belo “Your Majesty” e, depois disso, tratá-la por “Ma’am”. Para os homens, significa inclinar o pescoço curvando levemente a cabeça. Aprendeu?

#2 Keep muito calm

Sabe qual é a origem da frase que virou febre na Internet? O cartaz “Keep Calm And Carry On” ostenta a coroa na parte de cima e, como você pode imaginar, vem da Inglaterra. Na iminência da Segunda Guerra, ao temer uma invasão, o Ministério da Informação tratou de se precaver e o fez com muita criatividade.

#3 Voltinha supersticiosa

As 32 cabines da London Eye representam os 32 distritos de Londres, mas elas foram numeradas do 1 ao 33. Na roda gigante, a superstição falou mais alto: nada do número 13. Ao todo, 800 pessoas podem ser transportadas a cada rotação.

#4 Pela direita, tá liberado

Em Londres, o volante do carro fica do lado direito, e os veículos trafegam pela esquerda, certo? Não na Savoy Court, em frente ao tradicional Hotel Savoy. Esse é, por lei, o único lugar em Londres onde o correto é trafegar pela direita.

#5 Lud Londres

O nome da cidade de Londres deriva do Rei Lud, que controlava a área antes da invasão romana no ano 43.

#6 Palco frenético

Em Londres acontecem mais de 17.000 shows por ano, em mais de 300 localidades diferentes.

#7 Respirando arte

Dentre a lista de 10 museus e galerias mais famosas do mundo, três estão localizados em Londres, juntamente com mais 857 galerias de artes espalhadas pela cidade.

#8 Londres e UNESCO

Londres possui quatro monumentos tombados pela UNESCO: a Tower of London, Maritime Greenwich, Westminster Palace (foto) que inclui Westminster Abbey e Saint Margaret’s Church, assim como o Royal Botanic Gardens.

#9 Primeiros trilhos

O Metrô de Londres foi criado em 1863, na época com seis quilômetros de extensão. Não apenas é o mais antigo do mundo, como bateu Budapeste por 33 anos. Depois, os franceses inauguraram o seu em 1900.

#10 Achados e perdidos

Esquecidinhos. Cerca de 80 mil guarda-chuvas são perdidos todos os anos no metrô.

#11 Ritmo urbano

A velocidade média dos carros no centro de Londres é de 16 km/h. É a mesma velocidade das carruagens 100 anos atrás.

#12 Figueira do Lambeth Palace

O Lambeth Palace, que é a oficial residência do arcebispo, tem a figueira mais antiga da Inglaterra. Ela foi plantada em pleno século 16 e está saudável até os dias de hoje.

#13 Sino das horas?

Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o nome do sino da Torre do Palácio de Westminster, em Londres, e não o do relógio que também fica na torre. Claro que, com o tempo, o uso de “Big Ben” para se referir ao relógio e à torre passou a ser aceito.

#14 Barrada no baile

Há apenas um lugar que a rainha não pode entrar em Londres: a Câmara dos Comuns (foto), no Parlamento. Ela só é aceita dentro da Câmara dos Lordes.

#15 Leituras obrigatórias

Existem 395 bibliotecas em Londres, que, juntas, possuem milhões de livros. Lá também existem 900 livrarias.

#16 Museu pra todo lado

A cidade de Londres têm ao todo mais de 170 museus e 11 museus nacionais, incluindo o British Museum.

#17 London Foods

Pudim de Yorkshire, Muffins, Purê de Batatas e Salsichas, Bolo Eccles e Torta de maçã. O que mais são bons exemplos da culinária de Londres pra você?

#18 Duas vezes Londres

Você sabia que a cidade de Londres atualmente é, na verdade, a união de duas cidades:  Londres e Westminster?

#19 Visitinha de médico pra Rainha  

Palácio de Buckingham é onde mora a Rainha da Inglaterra e fica aberto para visitação somente nos meses de agosto e setembro, quando ela tira uma folguinha e faz sua viagem anual para a Escócia.

#20 Olha o vão

“Mind the gap between the train and the platform”, fala uma voz calma e atenciosa. Já imaginou quem é a responsável por esses avisos no metrô de Londres? Há diversas vozes na verdade, mas a mais recorrente foi a de Emma Clarke, 41.

#21 A grande limpeza

Atualmente o Rio Tâmisa é um dos afluentes em perímetros urbanos mais limpos e bem tratados do mundo todo. Mas suas águas já foram tão poluídas, que o rio era conhecido como O Grande Fedor.

#22 Vagão parteiro?

O metrô de Londres carrega memórias há quase 150 anos. Uma história muito inusitada que não dá pra esquecer, desde 1863, três mulheres já deram à luz em estações do Underground da capital britânica. Já pensou?

#23 A ponte autêntica

A London Bridge foi a primeira ponte de Londres, sua primeira versão surgiu ainda na época dos romanos, quase 2 mil anos atrás. Ela também é confundida com uma ponte bem mais recente, a Tower Bridge, um dos principais pontos turísticos da capital britânica.

#24 Mares de cevada

Em 1814, uma onda gigante tomou as ruas da área central de Londres, quando um container de uma cervejaria, com 610 mil litros, se despedaçou. Uma avalanche com 1,47 milhão de litros de cerveja levou abaixo duas casas e atraiu a sede de centenas de moradores, que literalmente se jogaram.

#25 Anúncios ou janelas?

A proibição de anúncios imposta pela Prefeitura de Londres levou muitas empresas a buscarem uma alternativa na hora de expor as suas marcas. No prédio da OXO Tower, criaram três conjuntos de janelas no topo, em formato de círculos e um “xis”. Assim, podendo ser vista a distância.

About Nossa Londres

Notícias, Magazine; Publicidade – Londres UK